9.5.11

Curso de Defesa Pessoal




ESPAÇO QUERUBIM * SETÚBAL


O curso básico de defesa pessoal que será ministrado no Espaço Querubim, em Setúbal, tem por objectivo a aquisição de noções básicas de defesa pessoal.

Através desta actividade “física”, pretende-se que os participantes adquiram técnicas e conceitos de vida que lhes permitam despertar a consciência para as questões de segurança pessoal, aumentar o “sentido de alerta” e adoptar medidas preventivas para situações de perigo e/ou dificuldade.

Em casos bastante práticos do dia-a-dia, ter a noção de quem somos e quais são os nossos limites e capacidades, ajuda-nos a posicionar-mos perantequalquer situação, quer seja andar na rua em zonas problemáticas, quer seja na gestão ou resolução de conflitos em que estejamos directa ou indirectamente envolvidos.

Ao colocarmos em prática o conhecimento adquirido neste curso poderemos aumentar o nosso bem-estar em geral, a nossa auto-estima e a nossa auto-confiança, diminuindo desta forma, o stress, a ansiedade, a raiva, a insegurança e o medo. Ajuda-nos a perceber e resolver questões de perigo ou conflito mesmo antes de estas acontecerem.

O curso está aberto a todas as pessoas, independentemente da suas capacidades físicas, etc, podendo ser frequentadas por jovens até aos 100 anos de idade. Não é exigido nenhuma condição física em particular.

Para iniciar será apenas necessário ter muita vontade de aprender e trazer um fato de treino (velho, de preferência) ou um kimono de judo, karaté ou akido.


Módulo 1 – Noções básicas
1ª sessão: Postura corporal, equilíbrio/desequilíbrio, movimentação do corpo, pontos vitais, energia vital (KI), formas de queda e protecção corporal, alimentação e exercício físico.

Módulo 2 – Formas de controlo
2ª sessão: Técnicas de imobilização e projecção
3ª sessão: Técnicas de luxação e estrangulamento

Módulo 3 – Noções de Combate
4ª sessão: Noções básicas de combate, técnicas de batimento, técnicas com “armas”
5ª sessão: Técnicas de primeiros socorros, esclarecimento de dúvidas.

Horários:
Curso “Manhã” (10h às 12h) – 5ªs feiras 
Curso “Tarde” (14h30 às 16h30) – 5ªs feiras 
Curso “Sábado” (9h30-11h30) – Sábados 

No comments: