21.9.11

CALATONIA E TOQUES SUBTIS - por donativo



 Espaço Querubim - Susana Estrada Terapeuta Holística e Coach 
 29 de Setembro - marcação prévia


CALATONIA© E TOQUES SUBTIS
Desenvolvida durante a 2ª Guerra Mundial pelo médico húngaro Pethö Sándor (1916-1992), como forma de apaziguar as dores dos feridos e amputados nos campos de refugiados da Europa, a Calatonia©, mais do que uma simples técnica, é tida desde 1950 como um método de trabalho terapêutico, que integra elementos da Psicologia Profunda de Carl Jung ao trabalho corporal, para promover a integração psicofísica do indivíduo.

É um poderoso instrumento de acesso à memória psicológica gravada no corpo físico, através da mobilização espontânea de conteúdos internos do paciente que têm uma prioridade ou premência psicológica de se manifestarem no seu processo psicodinâmico, seja este por via de memórias, de sensações, sentimentos, emoções, imagens ou intuições, actuando aos mais diversos níveis transpessoais do ser.

Consiste assim, numa técnica não invasiva de relaxamento profundo e de consciência corporal, que visa uma expansão de consciência do paciente, incluindo a consciência de si mesmo. É uma fantástica oportunidade de auto-conhecimento, que promove um maior centramento e uma harmonização física e psíquica profundas. Baseia sua actuação na “sensibilidade táctil”, através da aplicação de estímulos suaves, em áreas do corpo onde se verifica especial concentração de receptores nervosos (pés, mãos e rosto).
Da mesma forma que a Calatonia©, os Toques Subtis actuam sobre a totalidade do organismo, tanto a nível físico quanto psíquico, e servem-se do alto potencial da sensibilidade cutânea, para proporcionar vivências multissensoriais. Os estímulos utilizados, visam ajustar e optimizar o funcionamento e equilíbrio do organismo, que é manifestamente desregulado por questões de stress físico, emocional e mental.

Esta terapia tem produzido resultados visíveis muito positivos em diversos estados, nomeadamente, depressão, ansiedade, fibromialgia, compulsões, insónia, tensão muscular, stresse, enxaquecas, asma, obesidade, alergias, distúrbios glandulares, dores, distúrbios de ordem psicossomática, entre outros.

Os conteúdos resultantes da aplicação deste método, poderão ser analisados a posteriori, e em maior profundidade, em sessões de psicoterapia verbal e/ou através de sessões de coaching.



Pode resumir-se como sendo UM MÉTODO INTEGRADO DE ABORDAGEM CORPORAL que auto-regula e equilibra o organismo, com vista a uma HARMONIZAÇÃO PSICOFÍSICA do SER.



entregue-se.. confie.. permita-se.. sinta... Venha descobrir-se..


No comments: